Queluz
Queluz
Com mais de 13 mil habitantes, a cidade de Queluz oferece a cada um de seus visitantes não apenas suas belezas naturais, mas também muita história e tradição. Tendo sido fundada em meados de 1800, o município nos faz mergulhar em uma verdadeira experiência histórica.
Toda cidade se desenvolveu ao redor da Igreja Matriz, construída em 1830, e teve seu crescimento impulsionado pela cultura do café, por isso a região possui inúmeras fazendas centenárias com sedes e jardins imponentes.
A cidade de Queluz é o destino perfeito para quem adora mergulhar na história enquanto desfruta de um passeio cheio de cultura, arquitetura e beleza.
Matriz de São João Batista
A Igreja Matriz de São João Batista é uma bela construção do ano de 1830 que ainda mantém todas as características da época.
Localizada no ponto central da cidade, na parte alta, fica ao lado do Centro Cultural Malba Tahan, local que já funcionou como casa paroquial e agora recebe diversas atividades e exposições culturais.
Bosque das paredes ocultas
Com uma paisagem exuberante, o Bosque das Paredes Ocultas é perfeito para quem ama uma boa aventura. Com 3 paredes e 50 vias de escalada, o bosque recebe turistas de todo o país.
Por se tratar de uma propriedade particular, é cobrada uma taxa de contribuição de R$2 para manutenção do local. O acesso ao bosque é feito pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116) e depois pela rodovia SP-54.
Centro cultural Malba Tahan
O Centro Cultural Malba Tahan foi construído em 1824 para ser uma Casa Paroquial. O prédio hoje funciona como Diretoria de Cultura, Turismo e Comunicação Social de Queluz e promove eventos, palestras, cursos culturais e roda de leitura, além de abrigar o museu arqueológico.
No casarão, é possível encontrar objetos, documentos e informações arqueológicas e históricas da cidade de Queluz. Anteriormente, o museu abrigava muitos objetos pessoais de Malba Tahan, como livros e objetos pessoais doados pela família.
Estação ferroviária
A antiga Estação Ferroviária da cidade de Queluz fica no fundo do Vale do Paraíba e segue o estilo colonial Inglês, tendo sido boa parte da sua estrutura importada da Inglaterra e da França.
Trata-se de uma construção carregada de história, arquitetura, cultura e beleza. Vale a pena a visita!
Fórum da Comarca de Queluz
Com uma bela arquitetura que segue o estilo colonial, o Fórum da Comarca de Queluz foi construído em 1900 e já funcionou como fórum na parte superior e cadeia na parte inferior.
Atualmente, o prédio pertence ao Governo do Estado de São Paulo e possui acesso livre ao público.
Prédio José Carlos O. Garcez
Com um belo estilo colonial, o Prédio José Carlos de Oliveira Garcez possui uma arquitetura imponente e fica localizado na praça Padre Francisco das Chagas Lima. Hoje, funciona como escola e tem capacidade para 360 alunos.
Faça sua reserva
A Pousada Águas da Marambaia te possibilita viver uma experiência única com a natureza enquanto se desfruta de muito conforto e tranquilidade.